Autor(a): Leila Sales
Editora: Globo Livros
Ano: 2014
Edição: 01
Sinopse: A Playlist da Minha Vida - Elise Dembowski nunca foi popular na escola. Ninguém conversava com ela na hora do intervalo nem a convidava para sair no fim de semana. Pior. Ninguém jamais se interessou em saber o que tanto a ela escutava em seu iPod: playlists com o melhor da música pop, único território em que Elise se sente confortável e confiante.
Diante de seu desajuste em relação à maioria, a adolescente tenta de tudo – inclusive a mais radical das saídas, felizmente sem sucesso. No auge de seu solitário desespero, o acaso a leva até a porta de uma balada noturna, via de acesso para um mundo completamente novo, cheio de som e diversão, no qual sua veneração por música funciona como senha para inclusão em um inédito círculo de amizades.
As festas noturnas do Start – o melhor clube underground do mundo – tornam-se o lugar onde a felicidade, a aceitação social e até o amor são possíveis para Elise. Não demora muito para que um misterioso bullying eletrônico e a habilidade da garota como DJ coloquem em confronto este universo com a dura realidade cotidiana.
A playlist da minha vida é uma vibrante fábula pop que lida com temas recorrentes nas obras contemporâneas para jovens: exclusão, invasão de privacidade, resgate de autoestima e muita trilha sonora. Escrito pela americana Leila Sales, o livro se ambienta em dois cenários: o escolar, com sua dinâmica de poder juvenil baseada em “popularidade”, e o da cena noturna, em que adolescentes ensaiam seus primeiros voos para uma existência adulta.
Um livro gostoso de ler, quando você menos espera, já está chegando ao final do livro, não que "A playlist da minha vida" seja curto, pelo contrário ele chega perto de 300 e poucas páginas, para ser mais exata são 312. O interessante do livro, é que parece que você está ali sentada ao lado de Elise, ouvindo ela narrar um grande episódio da sua vida, que querendo ou não tem uma pequena lição de vida, a moral da história, digamos assim.
"Eu não precisava ser a garota mais interessante
do mundo, nem a mais bonita ou querida. Apenas não queria mais ser quem eu era"
Pra falar a verdade é um pouco difícil fala sobre esse livro, por conta da sinopse, que resumi bem mesmo o livro, deixando a gente aqui pensando no que acrescenta, na verdade Elise é uma garota simples, que quer apenas se encaixar em algum lugar, dividida entre dois lares, isso porque seus pais são divorciados, ela simplesmente não se encaixa em categoria nenhuma dos grupos escolares, despertando assim, o desejo dela de se encaixa em algo, porém não tendo solução, ela tenta as saídas mais obvias, que por graça, não dão certo, a deixando com mais um título indesejável.
Então já que ela está ali, vivendo, ocupando mais um lugar no mundo, existindo, ela decide dar umas escapada a noite, quando estão todos dormindo, retornando perto do amanhecer, para apenas um cochilo, quando numa dessas ela topa com duas garotas que à acolhe e apresenta as noites de quinta na Start e ai um pequeno círculo de amizade começa a surgi, porém nem tudo são flores quando você pensa que as coisas vão melhorar, algo acontece pra compensar e devolver aquele clima de derrota, que é resolvido não apenas quando Elise descobri seus defeitos, mais quando ela percebi que não precisa concerta-los, pois a garota que não tinha nada, agora conquistou um pequeno grupo de amizade que a adoram do jeito que ela é.
Nenhum comentário:
Postar um comentário